quinta de lemos

Quinta de Lemos: uma agradável surpresa em Viseu

Quinta de LemosHoje, venho falar-vos de uma viagem não planeada e totalmente inesperada que realizei em outubro passado à Quinta de Lemos, em Viseu. Durante uma consulta, Geraldine Esteves, que é minha paciente, sugeriu-me este destino, após eu lhe ter confidenciado que ainda não tinha marcado as minhas férias.

Sem pensar duas vezes, aceitei a proposta e segui com a família e com amigos para Viseu. Toda a experiência foi absolutamente espetacular. O primeiro impacto foi fenomenal. O Edifício de Lemos foi desenhado pelo arquiteto Carvalho Araújo e enquadra-se perfeitamente na paisagem granítica local. 

Ele possui linhas retilíneas e grandes vidraças que enchem de luz o espaço. O design interior é da responsabilidade de Nini Andrade Silva e abrilhantado pelas peças de cerâmica da minha paciente Geraldine.

Esta harmonia com a Natureza é sentida um pouco por toda a Quinta. Até na exposição de cerâmica da Geraldine, que tive oportunidade de visitar, as peças se fundem com as próprias pedras do lago. 

O proprietário do espaço é o pai da Geraldine, Celso de Lemos, mentor, criador e motor de todo o projeto. Um homem visionário e inteligente, cujo trabalho assenta no respeito e na valorização de todos, nomeadamente da sua equipa.

Sinto que há tanto para dizer e para conhecer neste espaço que vou tentar deixar-vos um aperitivo de cada um dos seus atrativos e links para que depois possam, vocês mesmos, explorar esta jóia escondida que é a Quinta de Lemos…

 

 

Abyss Habidecor e Celso de Lemos

Pode ser um início inesperado, mas vou começar por vos falar da marca de atoalhados e de lençóis associada à Quinta, pois o têxtil foi o primeiro negócio desta família e continua a ser uma das suas imagens de marca, já que esta mercadoria é vendida para os melhores hotéis do mundo.

Depois de dormir em camas feitas com estes lençóis, 100% feitos de algodão egipcio, é fácil perceber porquê. O conforto e o aconchego proporcionados são verdadeiramente distintos.

Para descobrirem mais sobre esta marca, visitem o site da Abyss Habidecor e do Celso de Lemos.

 

 

vinhos da Quinta de Lemos

Quinta de Lemos

A Quinta de Lemos é conhecida pela sua incrível produção de vinhos, espumantes e azeite. É caso para dizer que o património do Dão não podia estar mais bem representado. 

Prova disso são os prémios que têm vindo a conquistar, como o Gold Medal, Portuguese Red Trophy e Dão Trophy, para o vinho Dona Georgina 2005 no International Wine Challenge. Em 25 hectares de vinha, existem 6 castas autóctones da região que dão origem à produção de cerca de 100 mil garrafas de vinho por ano. 

O facto do Pai da Geraldine atribuir a muitos dos vinhos produzidos o nome de mulheres da família foi um pormenor que adorei. Um gesto de amor e uma homenagem ao género feminino que me pareceu pleno de simbolismo.

Quanto aos quartos da Quinta, eles possuem os nomes dos filhos e dos netos do Pai da Geraldine, o que também achei encantador, pois confere muito humanismo e familiaridade ao espaço, contribuindo para que nós, as visitas, também nos sintamos parte da família e da história daquele lugar. Tudo nos quartos é incrível, desde as vistas à decoração, sem esquecer a fantástica banheira e os lavatórios feitos à mão.

Para que fiquem a saber mais, visitem o site da Quinta de Lemos.

 

 

 

Restaurante Mesa de Lemos

O Restaurante Mesa de Lemos é detentor de uma estrela Michelin. Esta é talvez a maior distinção de um rol de prémios que o espaço tem vindo a recolher, desde a sua abertura. 

Além das características únicas do espaço, de que já vos falei acima, este restaurante distingue-se ainda por praticar uma gastronomia sustentável e centrada nos sabores sazonais, recorrendo a muitos ingredientes oriundos da própria Quinta, o que torna os sabores servidos altamente naturais e genuínos. Ao leme desta Mesa de Lemos encontra-se o super talentoso Chef Diogo Rocha.

Não consigo destacar um prato favorito, mas apenas dizer que toda a experiência de degustação foi deliciosa, pois todo o ambiente convida à fruição do momento. Ainda assim, deixo uma dica: mesmo que não gostem de beterraba, provem os pratos que incluem este legume. Talvez se surpreendam…

Para viajar pelos sabores deste restaurante, visitem o site da Mesa de Lemos.

 

mesa de lemos

 

Workshop de cerâmica

Como já referi, a minha paciente Geraldine é ceramista e proporcionou-me a experiência incrível de fazer com ela um workshop de cerâmica. Esse contacto com o barro foi fantástico e a melhor parte é que, posteriormente, a Geraldine teve a amabilidade de pintar as peças que eu tinha feito, o que resultou em souvenirs muito especiais.

Além de usar as suas obras para decorar os espaços da Quinta de Lemos, como os quartos ou o Restaurante Mesa de Lemos, a Geraldine também expõe e é uma artista espetacular que, além de peças belíssimas, tem criações que revelam grande respeito pela Natureza.

Para verem do que falo, saberem mais sobre a Geraldine, sobre os seus trabalhos e, também, sobre os pontos de venda, onde podem adquirir as suas peças, consultem o seu site Geraldine.pt.

 

workshop de cerâmica

Deixe o seu comentário!