Blog

Este será um espaço de partilha, de reflexão e inspiração. Acompanhem as minhas histórias e aventuras nas mais diversas estações da vida.
    Loading posts...
  • igualdade capa

    Educar para a igualdade: como procuro fazê-lo diariamente

    Considero-me uma humanista e, por isso, tento que este valor esteja presente na educação que dou à minha filha Mariana. Contribuir para uma sociedade onde haja mais igualdade, seja ela de que tipo for, é quanto a mim o grande desafio que mães, pais e educadores têm, neste momento, em mãos. Quem cuida de crianças sabe como é difícil educar. Saber qual o melhor caminho a seguir, principalmente num mundo…
  • covid 19 marisa zenha

    Situação Mundial: o meu balanço, quase dois anos depois da primeira infeção

    O primeiro caso conhecido de COVID-19 já remonta a dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China. Em Portugal, as primeiras infeções começaram a ser reportadas em março de 2020, sendo que a 11 de março do ano passado a Organização Mundial da Saúde declarou esta doença como uma pandemia. Desde essa altura, foram muitas as coisas que mudaram e continuam a mudar na nossa vida e no nosso…
  • lgbtqia colors

    Todos diferentes, todos iguais. Não concordam?

    Para mim, esta é uma ideia básica que norteia toda a minha vida, quer pessoal, quer profissional. Não concordo que se categorizem as pessoas em função das suas caraterísticas (sejam elas quais forem), mas a verdade é que isso ainda acontece.  Muitas vezes, são as próprias pessoas a sentirem essa necessidade de se agruparem em comunidades para, desse modo, ficarem mais fortes e conseguirem ter mais representatividade. Por isso, hoje…
  • férias no Algarve capa

    Uma escapadinha de férias até ao Algarve

    Quem me segue nas redes sociais sabe que a semana que passou tirei uns dias de férias para ir, em família, até ao Algarve. Aproveitei o feriado municipal do São João e o facto do meu marido Hugo celebrar o seu aniversário a 25 de junho, para rumarmos a sul e usufruirmos de uns dias de descanso e de lazer. Os constrangimentos que a pandemia de COVID-19 continua a impor…
  • gravidez

    Estou grávida aos 41 anos! E, depois?!

    É verdade! É esta a boa-nova que gostava de partilhar convosco! Estou novamente grávida e novamente grávida de uma menina! Não podia estar mais feliz, pois há muito que queria que a minha filha Mariana tivesse um irmão ou uma irmã. Proporcionou-se agora e não podia estar mais contente! A Mariana já sabe que vai ter uma irmã e até já faz festinhas na minha barriga, vejam bem!... Esta é…
  • festa de são joão

    Viva o São João! Meu rico São João!

    É certo que ainda faltam alguns dias para o dia de São João (24 de junho), mas esta é uma festa que adoro e, por isso, começo a pensar nela com antecedência, qual criança que anseia pelas férias de verão. Além dos atrativos, quer da noite, quer do dia são-joanino, são muitas as memórias que me ligam a esta festa que, no meu caso, se estende por vários dias e…
  • praia - senhor da pedra

    Apresento-vos as 5 praias da minha vida! Será que também são das vossas?

    Com a aproximação da época balnear, todos começamos a pensar em pôr os pés no areal e em respirar a brisa única da beira-mar. Não importa se são fãs de se bronzearem na toalha ou se apenas gostam de caminhar no passadiço. O que é certo é que o ar do mar faz maravilhas e a vitamina D que o sol nos oferece faz-nos verdadeiramente bem. A praia sempre fez…
  • Mariana na Natureza

    Memórias de infância: crescer em comunhão com a Natureza!

    Ao assistir ao crescimento da minha filha, Mariana, é impossível não recuar no tempo e lembrar-me da minha própria infância. Tratam-se de memórias felizes, muito ricas em vivências e em experiências que tenho a certeza que contribuíram em parte para aquilo que sou hoje. Apesar de existirem vários espaços que marcaram a minha meninice, é indiscutível o papel que teve a casa da minha mãe, sobretudo pelo contacto com a…
  • Sorriso de Verão

    Sorria! Afinal, o verão está quase quase a chegar!…

    A subida da temperatura, o sol a brilhar e os dias mais longos fazem-nos pensar cada vez mais no sorriso de Verão. Sinto que nesta época do ano as pessoas ficam mais predispostas para fazer coisas, inclusive para tratar da sua saúde oral. Contudo, uma tendência que tenho verificado com muita satisfação é que, além de tratamentos, os pacientes procuram-me cada vez mais a mim e à minha equipa para…
  • Sofre de ansiedade odontológica ou odontofobia? Digo-lhe como superar o medo de ir ao dentista

    Estima-se que metade da população mundial sofra de ansiedade ou de medo de ir ao dentista. Sem excluir as crianças, uma vez que se calcula que ⅓ delas já revele receio deste género de consultas médicas. Estes sentimentos podem ter várias origens ou causas ou, simplesmente, acontecerem, sem razão aparente.  A boa notícia é que há formas de contrariar estas reações e o dentista tem um papel crucial neste aspeto.…