quinta pedagógica

Sugestão para o fim-de-semana: visite uma quinta pedagógica em família

Quem me conhece ou acompanha o blogue há algum tempo, sabe como adoro a Natureza e fomento o contacto das minhas filhas com os animais. 

Já aqui vos contei que a casa da minha mãe é uma pequena Quinta e, como tal, sempre teve animais. Isso fez com que, enquanto criança, eu tenha tido a possibilidade de ver ao vivo e a cores coelhos, patos, faisões, perus, cães,…

E, atualmente, é com agrado que as minhas filhas podem contactar com aquele recanto de Natureza, que agora tem ovelhas anãs e gatinhas, além de um morangal de que elas têm de cuidar.

No entanto, sei que este é um privilégio e uma mais-valia que nem todos têm, pelo que uma ótima alternativa é visitarem em família, com as vossas crianças, as muitas quintas pedagógicas que já existem de norte a sul do país. Reuni algumas das mais conhecidas como sugestão.

Quinta Pedagógica de Braga (Braga)

Bem próxima e central, nesta quinta, é possível contactar, tocar e alimentar os animais, bem como acompanhar o seu crescimento. 

Existem pássaros (rolas e pombas), coelhos, galináceos, patos, gansos, ovelhas, cabras, porcos, cavalos, um burro, pónei e bovinos.

Uma das vantagens deste espaço, é que também promove outras atividades relacionadas, por exemplo, com artes plásticas, olaria e tradições rurais, como a desfolhada, a vindima e o magusto.

quinta pedagógica
quinta pedagógica

Quinta Pedagógica Lugar dos Pernilongos (Setúbal)

Muito popular, esta quinta fica inserida na Herdade da Gâmbia, tem 600 hectares e por aqui encontram-se animais tão diversos como o pato real, a garça vermelha, os flamingos, a águia sapeira e os pernilongos que dão nome ao espaço.

Além disso, há um pomar, uma vinha, pinheiros bravos, pinheiros mansos e sobreiros. Neste espaço, é possível alimentar os animais e, ainda, aprender coisas tão especiais como a arte de fazer pão, queijos e doces.

Quinta Pedagógica Burros do Magoito (Sintra)

Como o nome indica, esta quinta está especialmente direcionada para um animal em específico: o burro. É que ao contrário do que possam imaginar, esta é uma espécie em vias de extinção!…

Portanto, aqui, este animal é rei e, por isso, podem apadrinhar um burro e, claro, deixarem que as vossas crianças dêem um passeio sentadas sobre o dorso deste animal, dócil e inteligente.

quinta pedagógica
quinta pedagógica

Quinta Pedagógica de Pentieiros (Ponte de Lima)

Aqui, bem perto (para quem se encontra no Grande Porto, claro), fica a Quinta de Pentieiros, onde pode encontrar animais, uma horta pedagógica, viveiros, estufas, pomares e um campo com ervas aromáticas e medicinais.

Um aspeto curioso deste espaço é que, se desejarem, ele dispõe de alojamento, o qual se localiza nas antigas cavalariças da quinta, as quais foram recuperadas. Uma experiência de pernoita que deixará qualquer criança (e adulto!) encantados.

Aproveitem da melhor forma o final de semana, os dias mais longos e o tempo ameno para explorarem riquezas disponíveis ao ar livre, em vários pontos do nosso país. Proporcionem às vossas crianças esta maravilha única de estar em contacto direto e em plena harmonia com a Natureza.

Ensinem-lhes lições importantes, sobre como é fundamental respeitar todos os seres vivos, pois todos fazemos parte de um ecossistema que só sobrevive se existir biodiversidade. Cada vez faz mais sentido passar estas mensagens e visitar estes locais, já que quem mora nas grandes cidades, raramente tem oportunidade de estar num espaço exterior, num ambiente natural.

Partilhem também comigo outras quintas pedagógicas que conheçam e que recomendem que eu visite em família. Fico a aguardar…

Deixe o seu comentário!