Marisa-Zenha - Música

De Yann Tiersen à Dave Matthews Band: uma banda sonora de luxo

A música dá sentido a cada momento da minha vida. Não serve apenas para celebrar uma ocasião feliz ou para ajudar a ultrapassar uma fase difícil. Está, naturalmente, presente no meu dia a dia: no trabalho; nos convívios em família; nas alturas em que estou sozinha.

Identifico-me bastante com o estilo mais alternativo mas, para mim, o que mais me atrai numa canção é a sua letra. O que mais valorizo numa música é a sua mensagem. Aquilo que o intérprete quer transmitir. É isso que me cativa e envolve.

Hoje, decidi trazer-vos duas referências musicais que me dizem muito e que acredito que também vão adorar. Poderia falar de muitos outros artistas, mas estes são, sem dúvida, dois dos que até hoje mais me marcaram!

 

Marisa Zenha - Yann Tiersen

Yann Tiersen

O primeiro compositor de que vos falo chama-se Yann Tiersen. A primeira vez que o vi ao vivo foi no festival Primavera Sound, em 2012. Foi uma experiência marcante, pois o concerto decorreu no Parque da Cidade, à hora do pôr do sol. 

A sua música, conjugada com aquele cenário natural incrível, ao ar livre, proporcionou um espetáculo realmente inesquecível. A sua carreira é indissociável do sucesso que teve com as bandas sonoras de filmes como “O fabuloso destino de Amélie Poulain” e “Good Bye, Lenin!”, mas há muito mais deste compositor para conhecer.

Nascido em 1970, é um músico de vanguarda e um multi-instrumentista francês, com raízes judaicas, belgas e norueguesas. Compõe para piano, acordeão e violino. Apesar de ter tido uma formação clássica, nos anos 90 do século passado, seguiu os caminhos do rock, tendo pertencido a algumas bandas desse género musical. Porém, pode dizer-se que foi na produção de bandas sonoras para peças teatrais e filmes que ganhou mais notoriedade.

Infelizmente, a sua vinda a Portugal, ao festival EDPCoolJazz, tem vindo a ser sucessivamente adiada, devido à pandemia de COVID-19. A previsão atual é de que visite o nosso país em julho do próximo ano.

Para ficarem a saber mais sobre este incrível músico, podem visitar o seu site oficial. Deixo ainda como aperitivo um álbum completo com o best of de Yann Tiersen.

bit.ly/yantiersenalbum

 

Dave Matthews Band

Marisa Zenha - Dave Matthews

Dave Matthews, cantor, compositor e guitarrista da Dave Matthews Band, é outra referência musical para mim. A primeira vez que ouvi a sua música foi na Blockbuster do Porto. Como gostei muito, perguntei ao funcionário da loja de que banda era aquela música e ele respondeu-me que era a Dave Matthews Band.

Depois, a 11 de outubro de 2015, tive oportunidade de ver a banda ao vivo, em Lisboa, no atual Altice Arena. Um espetáculo memorável de que guardo ótimas lembranças.

Este ano, a banda norte-americana completa 30 anos de existência, ao longo dos quais sofreu várias mudanças, nomeadamente na sua composição, como é habitual em muitos grupos de música

Durante estas três décadas de vida, já alcançou feitos de relevo, como ser a primeira banda a nível mundial a estar 6 vezes seguidas no primeiro lugar da Billboard 200 (com o seu álbum Away from the World). Além disso, está entre os 100 artistas mais vendidos, com cerca de 31 milhões de cópias comercializadas só nos Estados Unidos da América. Em 1997, venceu um Grammy na categoria de Melhor Performance Vocal de Rock com a magnífica canção, So Much to Say.

É ainda impossível falar da Dave Matthews Band sem mencionar Tim Reynolds. Guitarrista com diversas influências musicais (Led Zeppelin, Bob Marley, Santana, Jimi Hendrix, Marilyn Manson e Nine Inch Nails), participou, em 1993, na gravação do debut da Dave Matthews Band, Remember Two Things. Desde essa altura, Tim Reynolds foi e é presença assídua nos álbuns da Dave Matthews Band (como em Before These Crowded Streets, Live At Red Rocks e Live in Chicago) e, também, nas tournées da banda. Em abril de 2017, tive a oportunidade de ver a Dave Matthews Band com Tim Reynolds no Coliseu do Porto. Outro concerto memorável!

 

 

Porém, para mim, merece especial destaque o álbum Live At Luther College, de 1999, que tem por base um concerto acústico que atesta a magnífica performance da Dave Matthews Band com Tim Reynold. Um espetáculo que não podem deixar de ouvir!

Quem quiser saber mais sobre a banda, pode visitar o seu site oficial. Para ouvirem alguns dos seus maiores sucessos, ouçam a seguinte playlist: bit.ly/davematthewsplaylist

Espero que tenham gostado das partilhas e que elas sirvam de banda sonora para as mais variadas ocasiões das vossas vidas!

1 Comment

Join the discussion and tell us your opinion.

Jorgereply
26 de Abril, 2021 at 11:17 pm

Obrigado pela partilha pois tem muito bom gosto. Obrigado

Leave a reply