Uma escapadinha de férias até ao Algarve
Quem me segue nas redes sociais sabe que a semana que passou tirei uns dias de férias para ir, em família, até ao Algarve. Aproveitei o feriado municipal do São João e o facto do meu marido Hugo celebrar o seu aniversário a 25 de junho, para rumarmos a sul e usufruirmos de uns dias de descanso e de lazer.
Os constrangimentos que a pandemia de COVID-19 continua a impor fazem com que estas escapadinhas não sejam tão relaxadas ou repletas de atividades, como noutras alturas. Ainda assim, decidi partilhar convosco alguns dos sítios onde fomos e o que fizemos, se também estiverem a pensar tirar uns dias de férias no Algarve. Eis as minhas sugestões!
Onde dormir?
Há 3 anos que escolho o Epic Sana para ficar, quando vou até ao Algarve. A razão é simples: possui uns apartamentos pequenos, mas super tranquilos. O serviço é de excelência. O pessoal super prestável. E a limpeza não desilude.
Além disso, tem uma piscina fantástica que, escusado será dizer, fez as delícias da minha filha Mariana, que parecia uma verdadeira patinha!
Hoje em dia, com a circulação mais limitada, escolher um bom hotel como este é, quanto a mim, uma opção sensata, já que não podemos sair tanto do complexo onde estamos alojados como desejamos.
Se quiserem saber mais sobre este hotel, cliquem aqui.
Praia da Falésia
Junto ao hotel fica a Praia da Falésia, uma praia que adoro, pois é muito calma e, geralmente, tem poucas pessoas. O areal é imenso e a paisagem encantadora, com uma mancha verde de pinheiro-manso.
As arribas em tons ora mais escuros, ora mais claros, possuem pequenos cones de areia que guardam plantas coloridas que, depois de uma pesquisa, vim a descobrir tratarem-se de uma vegetação típica das dunas.
Nos primeiros dias, a minha filha Mariana não reagiu muito bem à sensação de ter areia nos pés (o que já é habitual, embora não costume acontecer quando vai à praia no Porto. Por que será?!).
Krazy World
Num dia com menos sol, em que a praia era menos convidativa, fomos ao Krazy World, um zoo que faz as delícias dos miúdos e, também, dos graúdos.
A Mariana gostou especialmente da gruta dos dinossauros, dos mochos e dos crocodilos. Um momento muito divertido foi assistir à alimentação de alguns animais, como os coelhos, os cães da pradaria e as tartarugas.
Este é um excelente espaço para passar um dia, seja pelo clima não estar tão bom, seja para proporcionar aos miúdos este contacto tão salutar com os animais e a Natureza.
Mas há muito mais para ver e fazer no Krazy World. Para saberem mais, podem visitar o site.
Onde comer?
Pássaro Azul
Para quem gosta de peixe (como é o meu caso e o da minha família!), o restaurante Pássaro Azul é um espaço de visita obrigatória.
Perto do hotel onde ficámos, mais exatamente em Olhos de Água, o menu do restaurante é excelente e as vistas, sobretudo a partir da esplanada, são fantásticas. A carta de vinhos também é um deleite. Por isso, aqui, as refeições são simplesmente deliciosas. Ah, e até há menus especificamente pensados para as crianças!
Podem reservar, aqui.
Parrilla Natural
Se tiverem alguma data especial para comemorar ou se, simplesmente, desejarem fazer uma refeição diferente, visitem o Parrilla Natural. Foi lá que jantámos no dia de aniversário do meu marido Hugo.
O restaurante fica na Quinta do Lago e o menu é inspirado na cozinha do Uruguai. Um dos seus ingredientes de eleição é a carne de vaca 100% natural, que é confecionada respeitando a tradição do Uruguai, o que oferece aos pratos sabores bem fortes e intensos. Porém, também há peixe e até opções vegetarianas, para quem desejar.
O espaço exterior é outro atrativo deste restaurante e foi precisamente aí que fizemos a refeição. Aliás, há uma história muito curiosa a contar a esse respeito. Enquanto comíamos sob uma árvore, começámos a reparar que estavam a cair algumas coisas sobre a nossa mesa.
Ora, qual não é o nosso espanto quando reparámos que estava um esquilo nessa árvore. Como estava a roer algo, algumas migalhas iam caindo na nossa toalha. Um episódio muito divertido que nos arrancou alguns sorrisos!
Para saberem mais sobre o Parrilla Natural, podem visitar o site.
Os dias passaram a voar, mas serviram para retemperar energias. Se também têm a oportunidade de tirar umas férias no Algarve, inspirem-se no meu roteiro para uns dias diferentes, calmos e vividos em sítios especiais, que garantem descanso, mas também diversão.
Deixem também ficar sugestões de sítios que não podem faltar nos vossos roteiros de férias e partilhem-nos comigo. Ia gostar de conhecê-los!