Uma sessão fotográfica de grávida que pareceu valer por duas…
Queria muito partilhar convosco o resultado da sessão fotográfica de grávida que fiz na companhia do meu marido Hugo e da nossa filha Mariana.
Penso que a gestação é sempre um momento único e especial na vida de uma mulher, independentemente de se tratar de uma gravidez mais ou menos tranquila e, por isso, para mim sempre fez sentido eternizar esta fase em fotografias.
Infelizmente, como já vos irei explicar, não o consegui fazer quando estive grávida da minha filha Mariana, pelo que nesta gravidez procurei garantir que não perdia a oportunidade de fazer uma destas sessões fotográficas tão emocionais e tocantes e às 31 semanas fiz esta sessão. Mas já vos conto tudo!
A sessão adiada…
Sinto que para vos falar da sessão fotográfica que fiz agora preciso, primeiro, de recuar no tempo e partilhar convosco o que aconteceu quando estava grávida da Mariana.
Na minha primeira gestação, tinha agendado fazer uma sessão fotográfica às 37 semanas de gravidez. Acontece que precisamente nessa altura fui diagnosticada com colestase gravídica. Não sabem do que se trata? Vou dizer-vos!
Colestase gravídica
A colestase gravídica é um problema pouco frequente, mas que ainda assim acho que deve ser do conhecimento de todas as mulheres que estão grávidas, até porque os seus sintomas são bastante banais, discretos e pouco alarmantes.
Em resumo, esta condição pode ser definida como uma complicação hepática, fruto da acumulação dos produtos derivados da bílis na corrente sanguínea. Consequentemente, a absorção do cálcio e da vitamina D fica comprometida, o que pode provocar carências nutricionais que prejudicam a saúde quer da mãe, quer do bebé.
Por isso, a colestase gravídica leva, muitas vezes, à indução do parto, que foi o que aconteceu comigo quando estava grávida da Mariana.
Sintomas
Como já adiantei, a manifestação desta condição parece bastante benigna e inofensiva, começando geralmente com uma sensação de comichão na palma das mãos e na planta dos pés.
Depois, com o evoluir do quadro, o prurido pode alastrar-se pelo corpo; a pele pode ficar amarelada (icterícia); e a urina pode escurecer. Em casos mais avançados, pode mesmo haver dor abdominal, perda de apetite, vómitos ou febre.
Felizmente, no meu caso, o problema foi diagnosticado de forma bastante precoce, de maneira a não terem sido corridos quaisquer riscos, tendo sido apenas necessário fazer com que a Mariana nascesse antes da data prevista.
No entanto, acho importante sensibilizar todas as grávidas para esta condição e, perante estes sintomas, por mais inocentes que pareçam, não deixem de consultar os médicos que vos acompanham para verificarem se está tudo bem convosco e com o vosso bebé.
A sessão não adiada…
Por isso, digo que esta sessão fotográfica de grávida que fiz parece que valeu por duas pois, na realidade, pude cumprir o desejo de fazer uma sessão fotográfica grávida, tendo simultaneamente a companhia da minha filha Mariana que, embora já não dentro da minha barriga, acabou por vibrar imenso com a experiência.
Devido às condições atmosféricas, foi uma sessão fotográfica feita em estúdio, mas com um ambiente de sonho e encantador que tornou tudo ainda mais deslumbrante e maravilhoso.
Como já é habitual, confiamos estas sessões à Marta José da Dream Maker, pois realmente é uma construtora de sonhos e como a Mariana já a conhece fica ainda mais solta e mais à vontade, o que resulta sempre em fotografias fantásticas e inesquecíveis.
Além disso, não temos de pensar em nada, pois a Marta diz sempre aquilo que devemos levar e também tem sempre adereços que complementam na perfeição o cenário. Portanto, no final, a satisfação é total.
A Marta está muito habituada a fotografar grávidas, bebés e famílias. Por isso, recomendo vivamente o trabalho dela a quem quiser eternizar momentos únicos como estes.
Mas já estou a pensar na próxima sessão fotográfica…
Sei que acabei de vos falar da última sessão fotográfica que fiz, mas já estou ansiosa pela próxima, pois nessa altura já terei a Victória nos meus braços! É verdade! Tal como fiz com a Mariana, pretendo fazer uma sessão fotográfica de recém-nascido com a Victória.
O resultado destas sessões é absolutamente fabuloso, pois os bebés ainda se comportam como se estivessem dentro do útero materno, por isso revelam sempre imensa serenidade, adotando as posições mais engraçadas e amorosas que se possa imaginar.
Mais uma vez, vou confiar essa tarefa à Marta José da Dream Maker, que consegue captar as imagens mais fantásticas dos bebés acabados de nascer.
O que acharam das fotografias? Também fizeram ou pensam fazer uma sessão fotográfica quando estiverem grávidas? Quem já assistiu à sessão fotográfica de um recém-nascido? Qual a importância que as fotografias têm para vocês?
Partilhem comigo histórias das fotos mais marcantes da vossa vida.
2 Comments
Join the discussion and tell us your opinion.
Ficou excelente como de costume 🙌
Agora é esperar que tudo corra bem e aguardar as novas sessões fotográficas 🙌
Felicidades 🌈🌈🌈
Obrigada Marisa por confiares em mim
Para registar etapas tão especiais! ❤️❤️❤️