Sugestões de leitura para devorar nas férias da Páscoa
Sou uma fã confessa de ler e de livros, como já confidenciei noutros artigos do blogue. Por isso, as palavras são uma companhia habitual para mim, embora nem sempre consiga ler tanto como gostaria.
Ainda assim considero que a leitura deve fazer parte da rotina diária de todos, por tudo aquilo que nos dá e nos acrescenta. Portanto, de vez em quando, gosto de vos deixar algumas propostas de livros que me marcaram e que acredito que também podem gostar de ler.
Com a aproximação da Páscoa, não há mesmo desculpa para não reservar um tempo do feriado e dos eventuais dias de férias que possam ter tirado para aproveitarem ao máximo a boa literatura que existe e que talvez ainda não conhecem.
Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley
Com entrada direta para o meu Top 5 de livros preferidos, este romance completou 100 anos no ano que passou, mas a sua história permanece atual e capaz de prender o leitor logo a partir do primeiro virar de página.
Este livro fala de uma sociedade em que a genética e a psicologia condicionariam o seu rumo e em que as regras sociais dominantes iriam ditar o destino de cada indivíduo. Em vez de uma lógica de moralidade e de família, o mundo estaria dividido em castas.
Claro que há quem se opunha a esta filosofia e, clandestinamente, continue a seguir os princípios tradicionais. E vai ser Bernard, uma espécie de herói defensor do humanismo, que vai tentar mostrar como é possível viver de uma outra maneira.
Salvaguardando as devidas diferenças, a história contada por este livro fez-me lembrar uma série de enorme sucesso, The Handmaid’s Tale, a qual também parte do ideal de uma sociedade estratificada e hierarquizada.
Ambas, de formas diferentes, tentam alertar para os perigos que o progresso esconde, quando a falta de humanismo impera e a “lei do mais forte”, começa a reger os governos dos países e a ordem social. Quão longe ou quão perto estamos, afinal, do Admirável Mundo Novo?
Dorian Gray, Oscar Wilde
Tida pela crítica como a melhor obra do escritor Oscar Wilde, este clássico da literatura é outro livro que aborda um tema que, tantos anos depois, continua atual.
Esta é a história de Dorian Gray, um jovem belo e hedonista, que vive aterrorizado com a ideia de envelhecer. Assim, é eternizado numa pintura por Basil Hallward, enquanto não olha a meios para garantir que tem a beleza eterna.
Pelo caminho, mal trata a sua noiva, Sybil Vane, que acaba por suicidar-se com o desgosto. À medida que a trama evolui, uma expressão sofrida e desgastada começa a surgir, não no rosto real de Dorian, mas sim no seu retrato.
Este romance leva-nos a questionar o que é realmente importante; o que é a beleza; e qual a relação entre o nosso interior e exterior.
Para mim, enquanto médica dentista e profissional que lida com a imagem ao tratar do sorriso dos meus pacientes, ler este livro foi muito interessante, pois reconheço a importância da auto-estima, mas também considero que a procura da beleza e da juventude eternas é, muitas vezes, um caminho sem retorno.
Oliver Twist, Charles Dickens
Esta é uma obra que conta uma história dura, mas é outro clássico que vale a pena ler, pelo menos uma vez na vida. Com uma escrita bastante realista, o autor faz um retrato preciso dos gangs londrinos, mostrando como as crianças daquela época estavam sujeitas a uma escravatura, ainda que muitas vezes encoberta.
Num mundo de ladrões, assassinos, prostitutas,… as crianças deambulam, entregues a si próprias, como é o caso do protagonista, Oliver Twist, órfão que não se resigna à sua condição e acaba por encarnar a capacidade incrível de superação e de sobrevivência do ser humano, por mais difíceis que sejam as condições em que se encontre.
Uma história que inspira todos nós a sermos capazes de ser muito mais do que as nossas circunstâncias. Outro clássico que não deixa de se manter atual, num mundo em que nem todas as crianças têm direitos e em que muitas continuam a ser exploradas das mais diversas formas.
E vocês têm lido? Quais as recomendações que têm para me dar? Deixem as vossas sugestões de livros nos comentários e… boas leituras!