Querem saber mais sobre a minha “Consulta de Avaliação”?
Não vos venho falar de um novo serviço da minha clínica, nem de uma nova forma de diagnóstico. “Consulta de Avaliação” com Marisa Zenha é o nome do podcast que acabo de lançar e que foi mais um desafio que abracei de braços abertos.
Para mim, faz cada vez mais sentido sair da minha zona de conforto e explorar as novas tecnologias e meios de comunicação para chegar às pessoas.
Após ter iniciado as entrevistas a pessoas que são minhas pacientes e de quem gosto muito, achei que estava na hora de partilhar estas histórias de vida no formato de podcast, de modo a que possam acompanhar uma conversa agradável, enquanto vão a caminho do trabalho ou de casa.
O que é um podcast?
Talvez faça mais sentido começar pelo início e explicar o que é, exatamente, um podcast, formato que se popularizou de maneira crescente nos últimos anos.
Em suma, o podcast é a gravação de um conteúdo áudio, o qual fica acessível a qualquer hora do dia, o número de vezes que o ouvinte desejar.
Hoje em dia, há podcasts sobre política, cinema, desporto,… entre muitos outros temas. Normalmente, os podcasts são descarregados na Internet e, posteriormente, reproduzidos em serviços de streaming. Em geral, os podcasts são compostos por uma série de episódios.
Contexto
A realidade dos podcasts não é nova, embora a sua popularidade seja crescente. Foi em 2005, há quase 20 anos, que a Apple lançou o iTunes 4.9, a primeira atualização com suporte nativo a podcasts.
Nessa mesma altura, o à época Presidente dos Estados Unidos da América, George W. Bush, começou a disponibilizar as suas comunicações semanais em formato podcast.
Os podcasts são disponibilizados em sites e serviços que reúnem este tipo de conteúdo, como é o caso do Spotify. Nesta plataforma, há uma secção exclusivamente dedicada a podcasts, os quais podem ser filtrados de acordo com o género, por exemplo.
Como fazer um podcast?
À parte as questões mais técnicas, importa explicar que um podcast, embora possa ter episódios diversos, deve ter um denominador comum.
Ou seja, é preciso responder a alguns pontos como: o que queremos comunicar; a quem queremos chegar; e como queremos comunicar.
No caso do meu podcast, aquilo que pretendo comunicar são histórias de vida de pessoas que admiro e que têm experiências interessantes para partilhar.
Quero chegar a todos os que me acompanham e gostam de seguir o meu trabalho e os meus projetos; e quero comunicar da maneira que me carateriza, isto é, de um modo genuíno, franco e simples.
O meu podcast “Consulta de Avaliação” com Marisa Zenha
Este é um projeto pensado desde o início deste ano mas, como em todos os projetos, não gosto de me precipitar, nem de dar passos em falso.
Apesar de ser um podcast que remete para a área da saúde, ele mostra como a área da saúde pode ser diversa, pois as pessoas que até agora o compõem trazem uma grande diversidade de temas e de visões.
Até ao momento, conversei com um médico (Prof. Dr. Horácio Costa) que faz cirurgias inovadoras; um estilista (Nélson Vieira) que já trabalhou para a Vogue; e uma artista plástica (Geraldine de Lemos) que faz peças de cerâmica únicas.
Nesta primeira temporada, ainda caberão muitas outras histórias. O fim está previsto para o começo do próximo ano, sendo que a perspetiva é continuar com o podcast, com novas temporadas.
Mas, para isso, preciso do Vosso feedback, de ouvir as Vossas opiniões e de sentir que me acompanham nesta viagem. Por isso, deixo aqui o link para que possam, já hoje, começar a marcar presença na “Consulta de Avaliação” com Marisa Zenha!