Apresento-vos as 5 praias da minha vida! Será que também são das vossas?
Com a aproximação da época balnear, todos começamos a pensar em pôr os pés no areal e em respirar a brisa única da beira-mar. Não importa se são fãs de se bronzearem na toalha ou se apenas gostam de caminhar no passadiço. O que é certo é que o ar do mar faz maravilhas e a vitamina D que o sol nos oferece faz-nos verdadeiramente bem.
A praia sempre fez parte da minha vida e fiz tanta praia durante a infância e a adolescência que, talvez por isso, agora, procure alternar os areais com outras paisagens e ambientes naturais que também adoro.
Ainda assim, há praias que me marcaram e que gosto de revisitar uma e outra vez. Por isso, hoje, decidi partilhar convosco 5 praias da minha vida que, quem sabe, vos inspirem para as vossas próximas férias de verão!
Praia da Sãozinha, Vila Nova de Gaia
Inevitavelmente tinha de começar por vos falar da Praia da Sãozinha, pois foi a praia que mais frequentei durante toda a minha infância. Como tínhamos uma casa de férias lá perto, podia atravessar a rua e ir diretamente para a praia.
Alguns dos atrativos desta praia são o seu areal amplo e as suas dunas incríveis. Além disso, a partir dela, é possível observar ao longe, a sul, a mítica Capela do Senhor da Pedra, que se ergue imponente sobre um rochedo. Confesso que este era um dos aspetos que me fascinava imenso, enquanto criança!…
Praia da Aguda, Vila Nova de Gaia
A segunda praia que vos trago é a praia da minha adolescência. A praia onde passava as chamadas “férias grandes”. Cerca de 3 meses durante os quais podia conviver diariamente com muitos amigos que viviam no Porto, mas que vinham de propósito passar uma temporada a Vila Nova de Gaia, à Praia da Aguda.
Situada entre Gaia e Espinho, esta praia tem um areal bastante extenso, que se prolonga de Miramar até à Granja. As dunas e a vegetação natural que ela possui serviram, muitas vezes, de cenário a cantorias e a acordes de viola que animavam as nossas tardes de jovens cheios de sonhos e de ideias!…
Importa ainda dizer que esta é uma boa praia para ir a banhos, mas também para praticar surf e até para fazer pesca submarina. Quem preferir, pode simplesmente optar por fazer um passeio pelos passadiços de madeira que acompanham a praia em toda a sua extensão.
Praia da Comporta, Grândola
Já fora da minha zona de residência, tenho de mencionar a Praia da Comporta pela sua beleza paradisíaca, areal amplo e águas cristalinas. Esta praia fica no extremo sul da Península de Tróia, a apenas 1h30 de distância de Lisboa, por isso é um excelente destino para quem está na capital.
Algo que me agrada muito nesta praia, além dos atributos que já descrevi, é o facto dela estar inserida nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado. Isto é, há uma beleza natural que se mantém preservada e intocada, como é o caso das dunas, do pinhal envolvente e das mais de 200 espécies de aves que por lá habitam.
Para os amantes dos desportos aquáticos, vale a pena dizer que vi por lá muitos praticantes de kitesurf e de surf…
Praia do Carvalhal, Odemira
Outra praia onde também costumava passar férias era a Praia do Carvalhal, em Odemira. Também conhecida como praia de São Teotónio, este areal fica a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar.
Ele pertence ao magnífico Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e tem um areal amplo incrível e um mar que faz as delícias dos surfistas. As falésias altas conferem um cenário magnífico a esta praia que está, sem dúvida, no meu top 5 de preferências!
Praia da Alagoa (Altura), Castro Marim
Para quem procura um recanto de sossego em pleno Algarve, nada como ir até à Praia da Alagoa, mais conhecida por Praia de Altura. O seu areal é imenso e fica entre Monte Gordo (a leste) e o Parque Natural da Ria Formosa (a oeste).
O cenário é deslumbrante, com pequenas dunas, pinhais bem verdes e estevas que dão um aroma único ao areal. É um destino ótimo para ir com crianças, já que o mar é bem calmo e a água é, geralmente, morna.
Com um país de tantas e tão belas praias – inclusive com algumas das melhores do mundo -, muitos areais ficaram por nomear. Contudo, estes são sem dúvida aqueles que, até hoje, mais me marcaram, não só pela sua beleza natural, como pelas boas memórias que me levam até eles.
E vocês? Quais são as praias das vossas vidas? E quais são as recordações que guardam delas?