excisão ameloblastoma

O caso clínico de Excisão de um Ameloblastoma – Reabilitação Oral

Desvendem o caso clínico da minha paciente Joana

Como sabem, uma das vertentes que mais me apaixona na minha profissão é a possibilidade de mudarmos vidas. Refiro-me, sobretudo, aos projetos de life-changing de que já vos falei e dos quais me encho de orgulho, pois sei que fazem realmente a diferença na vida dos pacientes que tratamos.

Talvez quando vos fale destes casos, possam pensar que se tratam, maioritariamente, de doentes mais velhos, que foram descurando a sua saúde dentária ao longo dos anos. Porém, nem sempre é isso que acontece.

Já recebi em consultório muitos homens e mulheres jovens que escondiam o sorriso. Além disso, nem sempre por detrás de um problema dentário está uma má higiene oral…

Por isso, para perceberem mais concretamente que projetos de life-changing são ou podem ser estes de que vos falo, partilho hoje convosco a história e o caso clínico da minha paciente Joana. 

Joana, 26 anos, excisão de um ameloblastoma

A Joana chegou à Clínica Zenha, há cerca de 2 anos, em 2019, após ter sido intervencionada para a excisão de um ameloblastoma. Um nome complicado para um problema que também não é simples.

O ameloblastoma é o segundo tipo de tumor odontogénico benigno mais comum, apresentando uma invasão local e um crescimento lento e progressivo, podendo ter origem em células do esmalte dentário. 

É mais comum estar localizado na região posterior da mandíbula e a sua prevalência é predominante no género masculino. Contudo, neste caso, afetou uma jovem mulher, a Joana.

Na sua fase inicial, este tumor carateriza-se por ser indolor, sendo muitas vezes apenas detetado como achado radiográfico ou devido ao edema facial que causa.

orto inicial
tumor odontogénico
excisão de um ameloblastoma
excisão de um ameloblastoma
Excisão de um Ameloblastoma 1
Excisão de um Ameloblastoma 1
Excisão de um Ameloblastoma 1

Caso clínico

No caso da nossa paciente Joana, o ameloblastoma foi excisado/removido do lado posterior direito da mandíbula, onde houve a necessidade de um Enxerto ósseo vascularizado de crista iliaca com biomodelacao para reconstrução do defeito ósseo, que foi realizado pelo Dr. Horácio Zenha e pelo Prof. Doutor Horácio Costa. 

Após a reconstrução óssea, foi ainda realizado um tratamento ortodôntico para camuflagem da mordida aberta anterior.

Posteriormente, reconstruímos os tecidos gengivais que foram alterados após este tipo de procedimento e, seguidamente, colocámos implantes dentários para reabilitar esta zona edêntula com uma prótese cerâmica fixa.

prótese cerâmica fixa
prótese cerâmica fixa

Atualmente, a Joana encontra-se com 28 anos e, graças a toda a intervenção da nossa equipa, podemos afirmar que conseguimos devolver com sucesso a estética, a função, a auto-estima e, principalmente, a saúde a uma jovem mulher que, devido a um tumor, podia ter ficado com a sua qualidade de vida e bem-estar seriamente comprometidos.

prótese cerâmica fixa
prótese cerâmica fixa

Balanço final

A mim, estes casos preenchem-me profissional e pessoalmente. 

Por um lado, enchem-me de satisfação por ter a possibilidade de trabalhar com uma equipa multidisciplinar tão competente, tão dedicada e tão apaixonada como eu pelos casos dos nossos pacientes.

Por outro lado, porque enquanto ser humano, realiza-me imaginar que, neste momento, a Joana está a mastigar ou a sorrir sem limitações, nem medos, e que um imprevisto de saúde, como ter um ameloblastoma aos 26 anos não impediu, nem limitou a vida da Joana para sempre.

Acredito que todas as profissões têm a sua magia e que o mais importante é mesmo amarmos aquilo que fazemos, mas permitam-me partilhar convosco quão maravilhoso é conseguirmos com as nossas próprias mãos (comandadas, obviamente, pelos nossos cérebros) moldar algo para uma realidade um pouco melhor e que pode ter um efeito tão determinante no bem-estar de uma pessoa que, depois de ser acometida por um problema de saúde, encontra muitas vezes nas soluções que lhe propomos um motivo para voltar a acreditar (e como os doentes oncológicos, no geral, precisam deste reforço de fé!).

Agradecimento

Para finalizar, queria também deixar um agradecimento profundo e sincero a todos os nossos pacientes que, diariamente, se sentam na cadeira do consultório e confiam em nós não só a sua saúde dentária, como os seus sonhos e desejos.

Acredito cada vez mais que o segredo para o sucesso está em nunca parar de aprender e nunca perder a humildade, tratando cada caso com a mesma atenção e entrega. Pelo menos, é esta a minha política.

E vocês? Ficaram surpreendidos com a história da nossa jovem paciente Joana? Já tinham ouvido falar em ameloblastoma? Partilhem comigo as vossas impressões sobre este assunto!

Marisa Zenha Contactos

Entre em Contacto.

Preencha o formulário ou, se preferir,
envie email diretamente para
[email protected]

+351 308 807 446