A transformação da Joana – Dentes em Um Dia

Parte 1

A ausência de vários dentes é uma realidade ainda bastante presente na vida de muitos portugueses. A perda de dentes provoca várias alterações que comprometem a estética e função a longo prazo, sendo que, quanto mais precoce se verificar a perda dentária, maior é o impacto negativo na estética, função facial e qualidade de vida.

A Joana é uma jovem adulta que perdeu várias peças dentárias precocemente. Tinha dificuldades na mastigação e já não sabia sorrir.

A sua mãe sofria de uma infeção óssea grave, osteomielite, que envolveu os maxilares superior e inferior tendo sido submetida a várias intervenções cirúrgicas e, por isso, a Joana, tornou-se numa paciente mais ansiosa e com fobia de médicos dentistas.

Parte 2

O sucesso dos tratamentos médico-dentários está intimamente relacionado com diversos fatores. Para além das variáveis inerentes à técnica do procedimento e experiência do profissional, a componente emocional do paciente é cada vez mais determinante no resultado do tratamento, uma vez que pacientes ansiosos são mais sensíveis a estímulos dolorosos. Consequentemente aos medos e inseguranças estes tendem a adiar as visitas ao médico dentista e, regra geral, acabam por apresentar uma saúde oral mais debilitada e, com isso, uma maior necessidade de tratamentos.

Após a superação dos vários medos e receios, a Joana decidiu, finalmente, realizar uma consulta na nossa clínica para transformar o seu sorriso e a sua vida.

0-1140
2-3-1440
1-1140
4-1140

Parte 3

Depois da consulta de avaliação, observamos que na arcada superior, os dentes remanescentes estavam muito comprometidos, apenas quatro dentes seriam viáveis de ser mantidos. Do ponto de vista estético, e até mesmo funcional, seria muito desafiante reabilitar mantendo esses dentes e, por esse motivo, decidiu-se que o melhor tratamento seria uma Carga Imediata, ou por outras palavras, o tratamento comumente conhecido por “Dentes em 1 Dia”.

Em situações de falta de múltiplos dentes, uma das opções de reabilitação é a utilização de próteses removíveis, contudo, quando utilizadas durante um período alargado, apresentam instabilidade e desadaptação devido à reabsorção óssea que vai decorrendo ao longo do tempo, o que confere maior insegurança e desconforto nas funções diárias.

Uma vez que a Joana é uma paciente jovem, idealmente, a reabilitação deve incluir a colocação de implantes dentários e uma prótese total fixa sobre implantes que permite, não só a restauração imediata da função mastigatória, como também recuperar a estética facial e conforto.

Após recolha dos dados clínicos necessários, nomeadamente CBCT – exame de raio-x que serve como meio complementar de diagnóstico não invasivo – fotografias, vídeos e moldagens digitais, o procedimento cirúrgico foi planeado digitalmente para que a colocação dos implantes dentários fosse efetuada em regiões ósseas adequadas sem comprometer estruturas anexas importantes, tendo sido este passo efetuado após a criação do novo sorriso da Joana.

A cirurgia de colocação de implantes não tem de ser motivo para receios. Com todos os equipamentos e técnicas atualmente disponíveis, é possível que seja um procedimento muito mais simplificado e com um pós-operatório mais previsível e confortável. E, apesar de ser difícil de atribuir um valor exato, a durabilidade dos implantes dentários é bastante elevada pois está fortemente relacionada com fatores como os cuidados de higiene oral diária e manutenção, todos eles passíveis de ser controlados.

A prótese fixa sobre os implantes foi desenhada digitalmente e personalizada ao perfil facial da Joana, criando harmonia e equilíbrio entre os tecidos e lábios, devolvendo assim, o conforto e segurança de um sorriso natural e único, e claro, restabelecendo a função da fala, fonética e mastigação não esquecendo o mais importante, a recuperação da autoestima da nossa Joana.

Acompanhem todo o processo de transformação de sorriso e conheçam a nova Joana.

1-1140
2-3-1140
5-1140
Marisa Zenha Contactos

Entre em Contacto.

Preencha o formulário ou, se preferir,
envie email diretamente para
geral@marisazenha.com

+351 308 807 446