natal

Porque, para mim, Natal rima com S-O-L-I-D-A-R-I-E-D-A-D-E!

Estamos cada vez mais próximos daquela época mágica em que tudo parece ganhar outro brilho e outra cor. Já só pensamos na festa que se avizinha, naquilo que vai haver sobre a mesa, nos presentes que falta comprar e qual o jogo que vamos jogar, enquanto aguardamos a chegada do Pai Natal.

Porém, o Natal deve também ser tempo de pensarmos em todos aqueles que, pelos mais diversos motivos, não podem passar este dia junto da sua família. Seja porque não a têm; seja porque estão doentes; seja porque estão a trabalhar; seja porque estão distantes dos seus entes queridos;…

Por isso, para mim, Natal rima obrigatoriamente com solidariedade. Tento passar às minhas filhas que, nesta época em particular, devemos cultivar ainda mais a empatia, a entreajuda e a amizade. Porque a mudança começa sempre dentro de cada um de nós…

Sugestões de como ser (mais) solidário este Natal

Fiz o levantamento de algumas formas de poder ajudar alguém neste Natal. Há muitas formas de o fazer, seja através de dinheiro, bens ou trabalho voluntário. 

Cada um poderá escolher a maneira de apoiar. O importante é sentirmos que contribuímos para tornar a vida de alguém mais fácil, em troca de nada. “Só” ajudar por ajudar.

Assistência Médica Internacional (AMI)

A AMI tem a chamada Missão de Natal que, como o nome indica, tem como objetivo oferecer um “Natal” a quem não tem condições para o realizar. O alvo são agregados familiares em situação de pobreza e exclusão social. 

É possível oferecer um cabaz de Natal recheado pelos ingredientes típicos da quadra ou um miminho de Natal a uma criança ou a um idoso que, de outro modo, não receberão qualquer prenda.

Vão ao site e percebam melhor como podem fazer para ajudar.

natal
natal

Cáritas

Quantos de nós não gostam de decorar a casa e particularmente a mesa da ceia de Natal com uma vela?

Em vez de comprar uma vela numa qualquer superfície, adira à iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz” da Cáritas e compre uma vela de cor branca ou vermelha.

As verbas angariadas destinam-se a ações de dimensão social, da rede nacional Cáritas e dos países lusófonos mais atingidos pelas alterações climáticas.

Descubra como comprar.

Liga dos Bombeiros Portugueses

Há lá prenda natalícia mais tradicional do que um par de meias? Além de ser uma prenda típica e útil, este também pode ser um presente solidário, se comprar as meias desta campanha solidária da TVI e da Calzedónia, em que metade do valor de cada par de meias reverte para a Liga dos Bombeiros Portugueses.

Para terem uma noção, no passado, a verba angariada nesta campanha serviu para comprar equipamento para mais de 200 associações humanitárias de Bombeiros Voluntários, nomeadamente seis ambulâncias de socorro, três viaturas de combate aos incêndios, 20 desfibrilhadores automáticos externos e mais de 700 equipamentos de proteção individual de incêndios rurais.

Ajudarmos os bombeiros é ajudarmo-nos a nós, uma vez que um dia todos podemos vir a beneficiar do seu auxílio.

Espreite estas divertidas meias.

natal

Ajudar quem está ao nosso lado

Se não vai a tempo de aderir a nenhuma destas iniciativas solidárias, então não vá mais longe e ajude quem está bem ao seu lado. Pode ser um vizinho, um conhecido, um desconhecido, uma associação que fica na rua de sua casa, não importa.

Todos conhecemos pelo menos uma pessoa que pode beneficiar da nossa ajuda. Aproveitem o Natal para oferecerem algo com o coração. Olhem para a Vossa ceia. 

Será que não há um bolo que possam dispensar? Se sim, peguem nesse doce e ofereçam-no a alguém que está sozinho; a alguém com poucos recursos; a alguém que já se esqueceu, porque vale a pena celebrar o Natal.

Façam do Natal deste ano uma data memorável, não só pelos presentes que vão receber ou pelas iguarias que vão saborear, mas também pela consciência do apoio que prestaram a alguém!

1 Comment

Join the discussion and tell us your opinion.

Rosa cruzreply
23 de Dezembro, 2022 at 8:17 pm

HELPO ONGD, onde faço voluntariado, Centro juvenil de Campanhã, onde apadrinho um jovem, Chiky gentil uma loja social em gaia e muitas outras. Feliz Natal

Leave a reply