Nos últimos 30 anos as temperaturas subiram mais do dobro na Europa
Escolhi para título do meu texto uma frase que li há uns dias nas notícias e que me deixou verdadeiramente alarmada.
Há vários anos que todos ouvimos falar sobre o aquecimento global, mas a realidade é que durante muito tempo essa parecia ser uma ameaça ainda distante no tempo. Porém, factos como este (do aumento das temperaturas, também na europa) só vêm provar como já estamos a viver os efeitos do aquecimento global.
O relatório sobre “O Estado do Clima na Europa” da Organização Meteorológica Mundial (OMM)
Este relatório trouxe informações preocupantes no que concerne ao estado do nosso planeta. De acordo com ele, o aquecimento global está a ocorrer de forma ainda mais acelerada do que o previsto, sobretudo das temperaturas em continentes como a Europa.
Em três dezenas de anos, de 1991 a 2021, as temperaturas na Europa aumentaram cerca de 0,5ºC por década. Os glaciares dos Alpes perderam 30 metros de espessura e a fusão da camada de gelo da Gronelândia causou o aumento do nível do mar.
O cenário na Europa
As previsões são que o continente europeu será o mais afetado pelas alterações climáticas, algo que já se tem verificado através da ocorrência de fenómenos extremos como inundações ou tempestades, os quais além de danos materiais podem provocar a morte de muitas pessoas.
Outra catástrofe cada vez mais frequente são as ondas de calor e a seca, que avolumaram os incêndios florestais. Escusado será dizer que a instabilidade climática prejudica a agricultura e o sucesso dos cultivos.
O que podemos fazer?
Faz parte de mim tentar ver sempre “o copo meio cheio” e, por isso, quero destacar que a Europa tem vindo a reduzir as suas emissões de gases de efeito de estufa, o que tem um efeito positivo no combate ao aquecimento global.
Além disso, no nosso dia a dia, são vários os comportamentos que podemos adotar para ajudar nesta luta que deve ser de todos.
4 atitudes contra o aquecimento global que todos devemos tomar
Estas são atitudes que procuro pôr em prática no meu dia a dia e transmitir às minhas filhas, à medida que elas vão crescendo.
Como pais, somos o primeiro exemplo e, por isso, quero educar cidadãs conscientes e responsáveis pelas suas ações que saibam que a preservação do ambiente tem de ser uma prioridade.
Hoje em dia, a oferta de transportes públicos coletivos é maior e, além disso, há muitas outras formas alternativas de circular, como de bicicleta, trotinete ou, simplesmente, a pé.
É bom para o ambiente e ainda bom para a nossa saúde. Por isso, sempre que possível, deve ser uma opção a considerar.
Aproveitar recursos naturais, como a luz solar, e minimizar o uso da energia deve ser cada vez mais uma opção. É uma maneira inteligente e simples de poupar o ambiente e de também economizar na fatura da luz.
A reciclagem é um dos principais meios de contribuir para a sustentabilidade dos recursos, apostando na reutilização de produtos e bens. Esta é uma prática obrigatória quer em casa, quer nas empresas.
Ter um mundo mais sustentável começa no consumo consciente e regrado daquilo que ingerimos. Portanto, o combate ao consumismo deve ser uma missão de todos os que querem preservar o nosso planeta e combater o aquecimento global.
Estas são algumas das medidas que podemos tomar para contrariar o aquecimento global e que eu tento pôr em prática no meu dia a dia.
Que outros comportamentos amigos do ambiente vocês têm e podem partilhar para que, em conjunto, salvemos a nossa casa: o planeta Terra?