Fomos à Serra da Estrela ver a… chuva e o vento!!!
Não podia começar este texto sem usar de alguma ironia. Isto, porque decidimos passar uma semana na Serra da Estrela para proporcionar à Mariana a experiência de ir ver a neve.
Contudo, o clima não foi o mais favorável, pois foram dias de chuva e de vento, com pouca oportunidade de brincarmos na neve. No entanto, se acham que foi uma semana perdida, enganam-se!
Estes dias permitiram relaxar e divertimo-nos em família, os quatro, descobrindo os (muitos) outros encantos que a Serra da Estrela possui…
Casa de São Lourenço
Quando o tempo não é o melhor, é sempre bom e reconfortante estarmos alojados não só num espaço agradável, como também num sítio que disponibilize alguns serviços e, ainda, nos conte algo sobre o local onde nos encontramos.
Foi o que aconteceu com a Casa de São Lourenço, um hotel sustentável e que valoriza o património da Serra da Estrela.
Neste hotel, usufruímos em família da área de Wellness (sauna e banho turco) e também da piscina de água pura e de nascente da Serra da Estrela, aquecida sobre o Vale Glaciar do Zêzere e com vista para a montanha.
Outra vantagem deste alojamento é o seu restaurante. O Restaurante São Lourenço é um fiel representante da gastronomia da região das Beiras, privilegiando a sazonalidade dos ingredientes locais e as receitas típicas.
O espaço oferece uma vista panorâmica incrível para o Vale Glaciar e para a Vila de Manteigas que maravilha, enquanto aguardamos pelos deliciosos pratos confecionados pela mão do Chef Manuel Figueira.
O burel
A par da neve ou do queijo, o burel é um dos elementos distintivos da Serra da Estrela e, por isso mesmo, o hotel da Casa de São Lourenço está todo ele decorado com burel. Para perceberem, pelo espaço, podemos encontrar vários pormenores feitos em burel, como é, por exemplo, o caso do teto do restaurante, pontuado com estrelas de burel em tons dourados.
Este é um tecido que já conhecíamos, até porque temos em casa duas mantas de burel. Porém, tal despertou-nos a curiosidade em saber mais e, como tal, decidimos aproveitar para visitar a Fábrica do Burel.
Esta foi uma visita especialmente proveitosa para a Mariana, que ficou a perceber como é que as mantas que temos em casa foram feitas e, também, a entender o que é o burel.
Para quem não esteja tão familiarizado com este nome, este termo designa um tecido artesanal, feito da lã dos ovinos da raça Serra da Estrela do tipo Bordaleira, Churra e Merina. Além de ter grande qualidade, o burel é muito quentinho e há um sem número de peças belíssimas feitas neste material.
O regresso
À vinda embora, ainda aproveitámos para passar em Águeda para a Mariana e a Victória verem o maior e o menor Pai Natal do Mundo.
Apesar do clima, mais uma vez, não ter ajudado, foi um momento divertido para as meninas, tendo ficado em projeto regressarmos lá, uma vez que o programa “Águeda é Natal 2022” está repleto de iniciativas e atividades quer para os miúdos, quer para os graúdos.
Uma bolha de amor
Esta foi uma semana que tinha tudo para não ter corrido bem. Afinal, aquilo que tínhamos planeado fazer não se concretizou e, como tal, podíamos ter visto neste contratempo um fracasso.
Acontece que nas férias, como na vida, temos, muitas vezes, de fazer o exercício de ver “o copo meio-cheio, em vez de meio vazio” e foi exatamente isso que fizemos.
Aproveitámos o facto de estarmos em família, com tempo e usufruirmos dessa circunstância para estar com as miúdas, mas estar mesmo. Sem horas, sem compromissos, sem mensagens ou outras notificações de telemóvel.
É cada vez mais difícil desconectarmos, mas em recantos como a Serra da Estrela, parece que o tempo segue mais devagar e somos invadidos por uma paz e uma tranquilidade que nos ajuda a recordar que, realmente, o mais importante sempre é mesmo o Amor!