A Victória já completou 1 mês de vida! Dá para acreditar?!
Após um inevitável silêncio fruto das exigências que as primeiras semanas de maternidade sempre colocam, eis que regresso a este cantinho para partilhar convosco como tem sido a minha vida e o meu dia a dia nos últimos tempos. Além disso, espero que tenham tido festas felizes e um ano de 2022 pleno de Saúde, Amor e Paz!
Quem me segue sabe que no dia 13 de dezembro fui abençoada com mais uma filha e, desde então, a minha rotina sofreu uma verdadeira volta de 180ºC. Quem tem mais que um filho talvez perceba melhor àquilo que me refiro. Mas em seguida vou descrever um pouco melhor como tem sido esta experiência.
Balanço de 1 mês de vida de Victória
O balanço do primeiro mês de vida da Victória só pode ser positivo. É uma bebé muito “comilona”, que gosta de dormir e que cresce a olhos vistos! É saudável, linda e amorosa, pelo que estou muito grata por ter esta benção nos meus braços.
Porém, desengane-se quem achar que o segundo filho é menos desafiante do que o primeiro. É certo que já nem tudo é novidade, mas há novas rotinas que é necessário criar pois, afinal, agora temos não só um recém-nascido, como uma criança que ainda é demasiado pequena para compreender todas as necessidades que a irmã tem.
Assim, é preciso que haja um grande esforço de organização e de adaptação para que, enquanto tratamos da Victória, não deixemos de prestar toda a atenção à Mariana.
O primeiro Natal da Victória
Foi com poucos dias de vida que a Victória viveu o seu primeiro Natal. Foi uma data ainda muito especial, com mais uma criança na família, embora os festejos tenham de ter sido restritos e limitados, devido ao contexto da pandemia de COVID-19. Ainda assim será para sempre um Natal inesquecível!…
A relação entre a Mariana e a Victória
Apesar de a Victória acordar muitas vezes a Mariana durante a noite, a relação entre as duas é muito bonita, repleta de cumplicidade e com a Mariana a adotar uma postura bastante responsável e atenta em relação às necessidades da Victória.
É também muito divertido verificar que, ultimamente, as brincadeiras da Mariana giram muito em torno dos bonecos/nenucos, gostando de fingir que está grávida e que vai ter de ir passar uns dias ao hospital para que os seus bebés nasçam!
A maternidade nua e crua
Queria com esta partilha, deixar a todos, sobretudo às mães que estão neste momento a atravessar este período das suas vidas, um testemunho real da maternidade, tal como ela é, ou seja, com momentos de pura alegria, felicidade e gratidão, mas também com ocasiões de profundo cansaço e fadiga.
No primeiro mês de vida de um bebé, todos os pais experienciam a privação do sono e as consequências que tal tem no nosso organismo e no nosso bem-estar físico e emocional, pois o bebé precisa de comer com muita frequência e, por isso, acorda várias vezes durante a noite, acordando também a irmã, o que nos deixa com dois bebés acordados em plena madrugada!
Todo este processo é normal, embora nem todas as mães o partilhem, nem todas o vivenciem da mesma maneira. Lembro-me que, por exemplo, após o nascimento da Mariana, não fiquei tão sensível e “chorona”, como aconteceu agora com o nascimento da Victória.
Penso que devemos encarar com naturalidade estas reações, que são muito influenciadas por questões hormonais, e falar abertamente sobre elas, principalmente com quem nos é mais próximo.
Portanto, se foram mães há pouco tempo ou se ainda guardam bem vivas na memória as recordações dos primeiros meses de vida dos vossos filhos, não deixem de contar as vossas histórias, pois elas podem ajudar muitas mães a identificarem-se e a relativizarem algumas questões que, neste momento, possam a estar a ser mais difíceis de gerir.
Deixem também as vossas perguntas ou curiosidades. Procurarei responder a tudo!