Por que é que as consultas no dentista muitas vezes atrasam?

Esta é uma questão que já me foi algumas vezes colocada e que, por isso, quis abordar no presente artigo. Não há obviamente uma só resposta para esta pergunta, pois há muitos motivos que podem conduzir a um atraso.

Claro que este é um assunto desconfortável e que gera descontentamento junto dos pacientes, mas também junto dos médicos dentistas que, muitas vezes, não podem impedir esses atrasos, em prol do utente que estão a atender e a tratar. 

Como este é um tema controverso e que suscita sempre muitas dúvidas, espero esclarecer-Vos quanto às razões que podem estar subjacentes ao atraso de uma consulta no dentista.

consultas dentista

Razões que podem explicar o atraso numa consulta no dentista

Certamente que já foram a uma consulta e tiveram de passar alguns minutos ou mesmo horas na sala de espera. Tal acontece em vários tipos de estabelecimentos de saúde, públicos e privados, como é o caso de hospitais, gabinetes médicos ou clínicas.

Naturalmente que há estabelecimentos ou especialidades onde parecem ocorrer mais atrasos, em virtude de existir um maior grau de imprevisibilidade. Por exemplo, o tempo de espera numa urgência hospitalar depende sempre da afluência registada e da gravidade dos casos que apareçam para observação. 

Em suma, os atrasos nas consultas médicas estão, frequentemente, relacionados com os imprevistos que podem surgir e, ainda, com a sensibilidade que uma área como a saúde exige. O atendimento de um paciente não pode ser acelerado, sob pena de pormos em risco o seu bem-estar ou mesmo a sua vida!

Apesar das consultas dentárias não serem, geralmente, as que registam mais atrasos, eles também podem acontecer e há muitas circunstâncias que podem ajudar a explicar o não cumprimento da hora agendada.

O foco no paciente

Sempre que recebo um paciente no consultório, o meu foco direciona-se para ele e sou incapaz de estar preocupada com as horas ou com o tempo, enquanto o estou a tratar.

Embora esta postura possa favorecer alguns atrasos, tenho a certeza que quem está a aguardar na sala de espera é também isso que pretende de mim: um comprometimento absoluto com a pessoa que estou a consultar.

Os imprevistos

Já aflorámos o ponto dos imprevistos que tão recorrentes são em saúde e a saúde dentária não é uma exceção. Todos os tratamentos estão parametrizados em termos de tempo de duração previsto, o que significa que temos uma estimativa do tempo que demora a executar cada procedimento/tratamento médico.

Para que compreendam melhor ao que me refiro, a extração de um dente do siso demora, em média, duas horas. No entanto, caso ocorra uma fratura, por exemplo, isso irá atrasar o procedimento e, consequentemente, as demais consultas que estiverem agendadas para depois.

Obviamente que o inverso também pode suceder, ou seja, um tratamento pode terminar, por exemplo, 30 minutos antes do previsto, permitindo antecipar o atendimento de pacientes que já estejam na clínica, mesmo que ainda não esteja na hora da sua consulta.

Higienização

Ao abordarmos este tema, torna-se ainda imperativo recordar que, entre consultas, o gabinete médico precisa de ser sujeito a um procedimento rigoroso de higiene, de modo a zelar pela segurança e qualidade do serviço prestado ao paciente.

Apesar do tempo despendido neste procedimento estar previsto e calculado, a realidade é que à semelhança de todos os outros procedimentos, também este pode sofrer algum atraso, fruto de um imprevisto que possa suceder.

consultas dentista

Atrasos pessoais

Também há casos em que os atrasos nas consultas se devem, tão simplesmente, a um atraso do foro pessoal do médico dentista. Provavelmente, muitos de nós já tivemos imprevistos que nos obrigaram a falhar os compromissos profissionais que tínhamos marcados.

Uma indisposição, um acidente, a doença de alguém que depende de nós são apenas exemplos de situações que podem originar o atraso de uma consulta no médico dentista.

E quando são os pacientes a chegarem atrasados…

Pode parecer contraditório ou paradoxal, mas os atrasos nas consultas com o médico dentista também podem ser da responsabilidade dos próprios pacientes. Confusos?! Passo a explicar.

O que se deve fazer quando é um paciente a chegar atrasado? Esta é outra questão polémica, pois há quem defenda que estes atrasos não devem ser tolerados, enquanto outros acham que deve haver condescendência para com pequenos atrasos.

A verdade é que quando um paciente chega atrasado e o começamos a atender mais tarde do que a hora que estava estabelecida, corremos o risco de que tal possa interferir na hora de começo da consulta seguinte e, como tal, possa gerar um atraso.

Como gerir os atrasos e trabalhar para evitá-los

Perante esta realidade, o compromisso da Clínica Zenha é criar estratégias para gerir cada vez melhor a situação dos atrasos, evitando-os ao máximo.

Para isso, temos uma equipa de backoffice e de frontoffice que faz uma gestão muito atenta das agendas, comunicando aos pacientes situações de atraso que conseguimos antecipar. Por exemplo, se houve um atraso significativo numa consulta, é expectável que todas as consultas desse dia atrasem. Se os pacientes forem avisados atempadamente, não têm de ficar a aguardar na sala de espera.

Além disso, estamos continuamente a parametrizar o tempo médio das consultas e dos vários procedimentos médicos, de modo a que os tempos estimados estejam cada vez mais próximos da realidade.

Neste momento, não prevejo que uma consulta demore menos de uma hora. No entanto, posso alargar esta previsão, caso verifique que na generalidade dos atendimentos uma hora é manifestamente pouco.

consultas dentista

Em síntese, os atrasos nas consultas dentárias podem ter múltiplas causas, mas é certo que são sempre uma circunstância desagradável e que, por isso, na Clínica Zenha procuramos compensar ao máximo, com uma sala de espera confortável e em que o paciente se sente bem acolhido e respeitado.

Entre as várias missões da Clínica Zenha está, sem dúvida, a redução dos tempos de espera, mas sem que com isso a qualidade do serviço prestado seja posta em causa!

Deixe o seu comentário!