hábitos vida saudável

7 hábitos de vida saudável que não dispenso no meu dia a dia

Considero que para darmos o melhor de nós à família, aos amigos e ao trabalho, é fundamental pormos em prática hábitos de vida saudável. Por vezes, na correria do dia a dia, podemos negligenciar cuidados tão importantes, como fazer uma refeição equilibrada ou ir ao médico. 

No entanto, tal pode comprometer a nossa saúde e, por isso, há rotinas que não dispenso no meu dia a dia. Fiquem a saber quais são!

hábitos vida saudável

Praticar desporto

Tento ter uma vida ativa e com tempo para fazer algum exercício físico. Caminhar é verdadeiramente libertador para mim pois, ao mesmo tempo que trabalho o corpo, consigo libertar todas as tensões acumuladas e ainda admirar a paisagem.

Hoje em dia, quase todas as cidades possuem passadiços fantásticos, que é possível percorrer a andar, a correr e até de bicicleta. Sozinho, em família ou com amigos, este é um hábito do qual não prescindo.

Também já regressei ao ginásio, estando neste momento a fazer alguns exercícios adaptados a esta fase de pós-parto.

Comer bem

Não sou fanática por dietas ou nutrição, mas procuro comer bem, ou seja, fazer refeições equilibradas e variadas, embora admita que isso pode ser difícil, sobretudo nos dias em que a agenda está mais preenchida.

Acho também importante que a hora das refeições seja, sempre que possível, um pretexto para o convívio e para a socialização, seja em família, seja com amigos ou com colegas de trabalho.

Dormir

Com duas filhas e uma bebé ainda pequena nem sempre o sono é tão prolongado e ininterrupto como gostaria, mas tento descansar, pois está provado que uma boa higiene de sono pode ser determinante para o nosso bem-estar e produtividade durante o dia.

Apesar de ser difícil de cumprir, cada vez mais evito o contacto com aparelhos eletrónicos nas horas antes de ir dormir, pois é sabido que isso dificulta e prejudica a qualidade do sono.

Ter momentos para mim 

Como mãe, mulher e empresária pode ser difícil encontrar tempo para mim. Porém, penso que isso é imprescindível. Cuidar do cabelo, fazer uma massagem, beber um café à beira-mar, ler um livro,… são apenas exemplos de momentos em que me consigo abstrair de preocupações, relaxar e repor as energias.

hábitos vida saudável
hábitos vida saudável

Cultivar boas energias

Acredito que os ambientes que frequentamos têm uma grande influência no nosso estado de espírito. Por esse motivo, procuro fomentar o otimismo e a boa disposição quer em casa, quer na clínica.

Dançar, tirar fotos divertidas ou simplesmente rir são formas de aproximar as pessoas e tornar o ambiente mais leve e descontraído. 

Quebrar a rotina

Sei que estou a falar de rotinas, mas também acho que, de vez em quando, é preciso saber quebrar a rotina. Fazer uma escapadinha, sair mais cedo do trabalho, ir jantar àquele restaurante a que não vamos há tanto tempo,… Estas são situações que ajudam a ganhar outro estímulo para encarar os dias mais desafiantes.

Ir ao médico

Para mim, as consultas de rotina podem evitar muitos problemas e complicações de saúde. Portanto, procuro manter a minha saúde o mais vigiada possível e também tento transmitir esta mensagem aos meus pacientes, mostrando-lhes a necessidade de, neste caso, visitarem regularmente o dentista para prevenirem problemas maiores.

Espero que tenham gostado de conhecer alguns dos hábitos que considero que contribuem para ter uma vida mais saudável e, também, mais feliz. Nunca nos devemos esquecer como a vida é precioso e curta. Portanto, há que valorizá-la e aproveitá-la ao máximo, junto dos que mais gostamos e de bem connosco mesmos.

E vocês têm rotinas de bem-estar que não dispensam? Quais são os vossos segredos para estarem bem por dentro e por fora? Partilhem comigo os vossos “truques”!

Deixe o seu comentário!