Hoje, falo-vos dos meus projetos de life changing. Sabem do que se trata?
Esta semana gostava de partilhar convosco um pouco mais acerca da minha prática clínica. Sobre aquilo que faço diariamente e que me concretiza e realiza verdadeiramente.
Além dos tratamentos de rotina, existem projetos de life changing que me enchem de orgulho e de gratidão. Sabem do que falo? Vou explicar-vos um pouco melhor.
Hoje, falo-vos dos meus projetos de life changing. Sabem do que se trata?
Os projetos de life changing são uma experiência marcante quer na minha vida profissional, quer na minha vida pessoal.
Para mim, enquanto médica dentista, e para a minha equipa, é um privilégio e uma prova de confiança os pacientes darem-nos a possibilidade de lhes devolvermos o sorriso ou de lhes darmos o sorriso com que tanto sonham.
Os casos de life changing são super gratificantes, mas são muito diferentes uns dos outros e é isso que vou partilhar convosco em seguida.
Casos
Já tive a oportunidade de participar em projetos de life changing promovidos por programas de televisão, como o Você na TV, aquele que foi o meu maior desafio pessoal e profissional até agora.
Porém, fora do ecrã, na minha clínica, tenho conseguido continuar a pôr em prática esta iniciativa que tanto me satisfaz e faz feliz. E, quando vos falo em projetos life changing, refiro-me tanto a intervenções subtis, como a alterações mais profundas e radicais.
A mudança de visual pode ser conseguida através da correção de certos pormenores que melhoram o sorriso ou a qualidade na mastigação dos alimentos. Eis alguns exemplos.
Um projeto de life changing pode englobar uma ou várias intervenções, em função das necessidades que cada paciente apresenta.
É suposto que esta seja uma abordagem clínica e de saúde, mas também estética, uma vez que os casos de life changing podem contemplar pacientes com uma boa saúde oral e com dentes saudáveis, mas que simplesmente não gostam de algum detalhe do seu sorriso.
Assim, em determinadas situações, os projetos de life changing podem resumir-se à correção de dentes tortos; ao seu branqueamento; e/ou à eliminação de um sorriso gengival (isto é, um sorriso que deixa uma grande percentagem de gengiva à vista).
Outras intervenções passam pela aplicação de facetas ou pela colocação de dentes em um dia, opções que geralmente se destinam a pacientes que precisam ou desejam modificar mais a fundo as caraterísticas do seu sorriso por falta de dentes ou pela sua deterioração.
Qual o impacto dos projetos de life changing nos pacientes?
Já expliquei como são importantes para mim estes casos em que consigo, juntamente com a minha equipa, oferecer ao paciente um novo sorriso, esteticamente mais agradável e com o qual ele se identifica mais. Contudo, julgo que também é importante falar acerca da importância que esta mudança pode e costuma ter na vida dos doentes.
A expressão inglesa – life changing – significa “mudança de vida” e não é desprovida de sentido. Nestes casos, o que se pretende sempre é que o paciente, com esta intervenção nos seus dentes, sinta que passou por uma alteração que é capaz de interferir, pela positiva, no curso da sua vida, seja pessoal, seja profissional.
Muitos casos de life changing que já realizei contribuíram para elevar o amor próprio dos pacientes e ajudaram a que eles se sentissem mais felizes e satisfeitos consigo mesmos e com a imagem que o espelho lhes devolvia.
Convém dizer que uma má saúde oral ou um sorriso menos estético pode levar a que uma pessoa deixe de beijar quem mais ama ou sinta mais dificuldades em ser aceite num emprego de atendimento ao público, por exemplo.
Aperfeiçoar um sorriso não é, apenas, algo clínico ou estético, mas também algo psicológico, já que pode influenciar o estado de espírito com que a pessoa encara a vida e o dia a dia.
Em consultório, assisto a esse efeito de metamorfose em que o paciente que entra cabisbaixo e a esconder os dentes sai mais confiante e de cabeça erguida, depois de ver o seu sorriso mais harmonioso e atrativo.
E vocês? Gostam do vosso sorriso ou há algo que, se pudessem, mudavam nele? Qual a importância que acham que os dentes têm no vosso quotidiano e na vossa auto-estima?
Partilhem comigo as vossas opiniões e sensibilidades em relação a esta temática. Quero muito saber o que pensam acerca deste assunto.